Foto de arquivo mostra o líder opositor russo Alexey Navalny em aeroporto em Moscou após chegar de Berlim, antes de ser detido por autoridades russas, em 17 de janeiro de 2021
Foto de arquivo mostra o líder opositor russo Alexey Navalny em aeroporto em Moscou após chegar de Berlim, antes de ser detido por autoridades russas, em 17 de janeiro de 2021| Foto: AFP

O líder opositor russo Alexey Navalny foi transferido para um hospital da prisão nesta segunda-feira (19). Apoiadores de Navalny haviam alertado no final de semana que ele está gravemente doente e que pode morrer "a qualquer minuto" por falência cardíaca ou renal.

Um advogado que visitou Navalny na prisão nesta segunda-feira disse que o estado de saúde de seu cliente é "ruim". O crítico de Putin está há três semanas em greve de fome, em protesto contra a falta de atendimento médico na prisão. "O advogado conseguiu ver Navalny apenas por alguns minutos, e depois foi expulso por oficiais, que disseram que era o fim do expediente. Médicos civis ainda não têm permissão de vê-lo, e ele não encerrará a sua greve de fome", Leonid Volkov, coordenador da equipe de apoiadores de Navalny, disse pelo Twitter nesta tarde.

A administração das prisões da Rússia afirmou em comunicado nesta segunda que um comitê médico decidiu transferir Navalny para uma enfermaria em outra prisão. "A saúde atual de Navalny é satisfatória, ele está sendo examinado diariamente por um médio. Com a sua concordância, ele recebeu a prescrição de terapia com vitaminas", diz a nota. Representantes de Navalny dizem que eles não têm informações sobre suas condições de saúde e o tratamento que ele está recebendo.