Foto de 15 de junho de 2016 do navio USS Boxer, da Marinha americana
Foto de 15 de junho de 2016 do navio USS Boxer, da Marinha americana| Foto: Craig Z. Rodarte / US NAVY / AFP

Um navio da marinha americana destruiu um drone iraniano que se aproximou demais da embarcação e ignorou vários pedidos para se retirar, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O drone iraniano chegou a menos de 1 quilômetro do navio de assalto anfíbio USS Boxer no Estreito de Ormuz, e por isso a tripulação "tomou medidas defensivas" e "o destruiu imediatamente", disse Trump em antes de uma cerimônia na Casa Branca com uma delegação da Holanda.

"Esta é a mais recente de muitas ações provocativas e hostis do Irã contra navios que operam em águas internacionais", disse ele. "Os Estados Unidos reservam-se o direito de defender nosso pessoal, nossas instalações e interesses e conclamam todas as nações a condenar as tentativas do Irã de interromper a liberdade de navegação e o comércio global. Eu também peço a outras nações que protejam seus navios enquanto atravessam o estreito e que trabalhem conosco no futuro ". O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, confirmou a ação, que segundo ele foi tomada "para garantir a segurança do navio e de sua tripulação".

A ação militar contra o drone iraniano é o mais recente desses incidentes nas proximidades do Golfo Pérsico. Confrontos recentes envolvendo navios e navios-tanques na região provocaram um aumento de tensão entre os Estados Unidos e o Irã, que estão em desacordo sobre a retirada do governo Trump do acordo nuclear com o Irã de 2015 e a imposição de novas e duras sanções.