explosao navio israel
Ilustração: um navio transportador de veículos, MV Helios Ray, semelhante ao da imagem, foi atingido por uma explosão nesta quinta-feira| Foto: Wikimedia/Reprodução

Um navio de carga pertencente a uma companhia israelense foi atingido por uma explosão na noite de quinta-feira (25), no Golfo de Omã, informou o United Kingdom Maritime Trade Operations. Ninguém ficou ferido, o motor do navio não foi danificado e a causa do incidente ainda é desconhecida. Um oficial de defesa dos EUA, que não quis ser identificado, disse à Reuters que o navio, que estava indo da Arábia Saudita à Cingapura, foi atingido por uma explosão acima da linha da água que abriu buracos em ambos os lados do casco. O dano fez com que o navio precisasse voltar ao porto de origem.

Dryad Global, empresa de inteligência marítima, identificou o navio atingido como MV Helios Ray, de carga de veículo, com bandeira das Bahamas. Helios é uma companhia israelense registrada na Ilha de Man, que por sua vez está ligada a uma empresa chamada Ray Shipping, com sede em Tel-Aviv. De acordo com a Associated Press, a Ray Shipping confirmou que uma de suas embarcações com bandeira das Bahamas foi danificada "quando uma explosão foi ouvida no Golfo Pérsico, perto do Estreito de Ormuz". Abraham Ungar, 74, é dono da Ray Shipping e um dos homens mais ricos de Israel.

Na avaliação da Dryad Global, embora os detalhes sobre o incidente permaneçam obscuros, há uma "possibilidade realista de que o evento foi o resultado de atividade assimétrica por militares iranianos". "Tal atividade seria compatível com as tensões atuais e a intenção iraniana de exercer uma diplomacia vigorosa por meios militares dentro de sua área de interesse imediata", informou.