canal de suez
Esta imagem de satélite divulgada pela Maxar Technologies mostra o navio porta-contêiner MV Ever Given no Canal de Suez na manhã de 28 de março de 2021| Foto: Satellite image ©2021 Maxar Technologies / AFP

O gigantesco navio de 400 metros de comprimento, que bloqueava o Canal de Suez havia seis dias, foi desencalhado nesta segunda-feira (29), anunciaram autoridades do Egito. Imagens de de uma emissora estatal de televisão do país mostraram que a popa e a proa do navio foram desencalhadas dos bancos de areia das duas margens e a embarcação estava sendo puxada por rebocadores. Com o canal desbloqueado, a navegação na via será retomada ainda nesta segunda-feira.

"Os egípcios tiveram sucesso hoje em colocar um fim à crise do navio encalhado no Canal de Suez", afirmou o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, em comunicado.

A empresa holandesa que ajudou na operação de resgate do Ever Given comemorou o desencalhe. "Conseguimos!", disse a Boskalis em comunicado ao anunciar a liberação do navio porta-contêiner.

A Evergreen, empresa que havia fretado a embarcação, anunciou que o Ever Given será reposicionado em outra parte do Canal de Suez para uma inspeção. "O resultado dessa inspeção determinará se o navio pode retomar o serviço programado. Assim que a inspeção for finalizada, as decisões serão tomadas em relação aos arranjos para a carga atualmente a bordo".

O bloqueio causado pelo Ever Given no Canal de Suez causou prejuízos de cerca de US$ 9 bilhões por dia no comércio internacional. A hidrovia é uma das principais rotas comerciais do mundo. Mais de 350 embarcações aguardam a remoção do navio para passar pelo canal, enquanto outras decidiram refazer suas rotas.