O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, 7 de junho
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, 7 de junho| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse nesta quinta-feira (10) estar preocupado com os navios de guerra do Irã que estão navegando pelo Atlântico e a possível transferência de armas iranianas para a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. "Estou absolutamente preocupado com a proliferação de armas, qualquer tipo de arma, em nossa vizinhança", disse.

Os comentários de Austin ocorrem depois que o senador democrata Richard Blumenthal chamou atenção para o fato, dizendo que a chegada desses navios na costa venezuelana seria significante por muitas razões – inclusive marcaria a primeira viagem completa de um navio da Marinha do Irã pelo Atlântico. "O precedente de permitir que o Irã forneça armas para a região me causa grande preocupação", afirmou.

Os Estados Unidos estão monitorando dois navios da Marinha do Irã desde a semana passada: o navio avançado Makran e a fragata Sahand. Um funcionário do governo Biden disse à revista Politico que há suspeita de que os navios estejam carregando armas para cumprir um acordo firmado entre Irã e Venezuela há um ano, que envolveria a compra de mísseis. Ainda segundo a revista, a comunidade de inteligência americana tem evidências de que um dos navios, o Makran, um petroleiro recentemente convertido em "navio de base avançado", está transportando sete barcos de ataque rápido, provavelmente destinados à venda para a Venezuela. Lloyd não comentou sobre os tipos de armas que estariam nos navios.