O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq), e o líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq), e o líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz| Foto: Oded Balilty and JACK GUEZ / AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, renunciou ao privilégio de liderar a formação de um novo governo. Netanyahu devolveu oficialmente o mandato de construir uma coalizão de governo ao presidente Reuven Rivlin, disse seu porta-voz, pouco antes do fim da janela de negociações de quatro semanas. Embora seu fracasso não tenha sido uma surpresa, essa é a primeira vez desde 2006 que um político que não seja Netanyahu terá a chance de construir um governo.

Em um vídeo postado em sua página no Facebook, Netanyahu disse que trabalhou "abertamente e nos bastidores" para tentar formar um "amplo governo de unidade nacional", que "o povo quer e Israel precisa em um momento de crescentes desafios de segurança".

De acordo com um e-mail do gabinete de Rivlin, o presidente pretende entregar a tarefa de formar a próxima coalizão ao ex-chefe militar Benny Gantz, que lidera o bloco centrista Azul e Branco e enfrenta um caminho igualmente difícil. Os resultados inconclusivos das eleições de setembro colocaram Israel em um impasse político entre Azul e Branco e o partido de direita Likud, de Netanyahu.