O estado de Nova York proibiu o "vaping"
O estado de Nova York proibiu o “vaping”| Foto: EVA HAMBACH/AFP

Nova York impôs uma proibição "de emergência" aos cigarros eletrônicos com sabor no domingo (15), em meio a uma crescente epidemia nacional de doenças graves - e mortes - ligadas ao vaping. "Isso é perigoso", disse o governador Andrew Cuomo em entrevista coletiva. "Está viciando milhões de jovens em nicotina em uma idade muito precoce".

Jason Conwall, porta-voz do governador, disse que a proibição cobriria cerca de 15.000 sabores de cigarros eletrônicos como manga, chiclete e algodão doce. A hortelã - um sabor popular entre os jovens - seria incluída na proibição, no entanto, os sabores de mentol e tabaco, que são usados ​​principalmente por adultos, não seriam.

Quase 400 casos de doenças respiratórias nos Estados Unidos foram relacionados ao cigarro eletrônico e pelo menos seis pessoas morreram. As autoridades de saúde não identificaram a causa exata das doenças ou de um produto em particular. No início deste mês, Michigan se tornou o primeiro estado a proibir, parcialmente, os cigarros eletrônicos com sabor. Vários outros, incluindo Califórnia e Massachusetts, estão considerando a ideia e, na semana passada, a Casa Branca propôs uma proibição em todo o país.