A instalação nuclear Mayak, provavelmente a origem do vazamento nuclear misterioso que cobriu a Europa em 2017
A instalação nuclear Mayak, provavelmente a origem do vazamento nuclear misterioso que cobriu a Europa em 2017| Foto: WikiMedia Commons

Uma equipe internacional de pesquisadores rastreou uma emissão radioativa incomum que cobriu grande parte da Europa em 2017 e descobriu que ele teve origem na Rússia. A nuvem não foi prejudicial fora da Rússia, de acordo com o artigo publicado na revista científica PNAS, mas os pesquisadores disseram que pode ter havido uma precipitação radioativa mais séria na proximidade imediata do local do vazamento - que não foi causado por um acidente com reator nuclear, mas por um incidente em uma usina de reprocessamento nuclear.

As autoridades russas repetidamente negaram a responsabilidade pela liberação dos isótopos de rutênio-106. A demora na identificação do local de origem do vazamento impediu que os cientistas coletassem evidências cruciais para ajudar a evitar outra grande liberação como essa. Os autores do estudo disseram que a recusa da Rússia em assumir a responsabilidade pela emissão nuclear é problemática, mesmo que ninguém tenha sido prejudicado.

É "inquestionável" que o vazamento ocorreu dentro da Rússia, disse o pesquisador alemão de rádio-ecologia Georg Steinhauser, que fez parte da equipe. A emissão nuclear provavelmente se originou na usina de reprocessamento de Mayak, na região de Chelyabinsk, perto da fronteira com o Cazaquistão, afirmou o artigo.