COVID
Equipes médicas fazem testes para coronavírus em Wuhan.| Foto: Divulgação/China/AFP

A comissão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investiga a origem do novo coronavírus afirmou que não há informações suficientes para estabelecer que Wuhan, na China, tenha sido o epicentro da pandemia de Covid-19. A comissão comandada pela OMS para pesquisar a origem do Sars-Cov-2 divulgou a informação nesta terça-feira (9), segundo a Folha de S. Paulo.

A equipe, que está em Wuhan desde 14 de janeiro, reúne cerca de 40 cientistas e visitou o mercado de Huanan e outros locais. Os cientistas também se reuniram com especialistas do Instituto de Virologia de Wuhan, que pesquisa o novo coronavírus. De acordo com o presidente da equipe, Ben Embarek, a possibilidade de que o mercado de Huanan fosse o epicentro da pandemia surgiu porque os primeiros casos de pneumonia de causa desconhecida estavam relacionados ao local. No entanto, outras pesquisas mostraram presença do vírus em outros mercados e em pessoas sem conexão com esses locais.

A comissão investiga três hipóteses para explicar a origem da pandemia: a transmissão direta de uma espécie animal silvestre para um humano; a introdução do vírus em uma espécie intermediária, mais próxima dos humanos, no qual o patógeno circulou antes de ser transmitido aos homens e a presença do patógeno em alimentos, principalmente congelados.