OMS classifica variante do coronavírus encontrada na Índia como de “preocupação global”
| Foto: NIAID

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (10) que mudou a classificação da variante do coronavírus B.1.617, que foi primeiro detectada na Índia em outubro passado, de "variante de interesse" para "variante de preocupação".

"Nós a classificamos como uma variante de preocupação em nível global", afirmou Maria van Kerkhove, autoridade técnica em Covid-19 da OMS, em entrevista coletiva. "Existe alguma informação disponível que indica maior transmissibilidade". Ela disse ainda que essa não é a única variante que está circulando na Índia, e que a cepa B.1.1.7, primeiro detectada no Reino Unido e que também é mais transmissível, também está presente no país asiático.

A epidemiologista afirmou que essa variante, que já se espalhou para outros países além da Índia, pode ser mais resistente às vacinas, e que por isso foi classificada como uma preocupação global.

Três outras mutações, que foram primeiro encontradas no Brasil, na África do Sul e no Reino Unido, também são descritas como variantes de preocupação pela OMS.