Migrantes em um trem conhecido como "The Beast" (A Fera) em Palenque, no estado mexicano de Chiapas, em 25 de julho de 2019. O cruzamento de fronteira ilegal por hondurenhos, salvadorenhos e guatemaltecos aumentou significativamente desde outubro, mas controles migratórios adiam o "Sonho Americano" de famílias de migrantes
Migrantes em um trem conhecido como “The Beast” (A Fera) em Palenque, no estado mexicano de Chiapas, em 25 de julho de 2019. O cruzamento de fronteira ilegal por hondurenhos, salvadorenhos e guatemaltecos aumentou significativamente desde outubro, mas controles migratórios adiam o “Sonho Americano” de famílias de migrantes| Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP

Agentes do departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) fizeram uma operação de busca em sete locais de trabalho em seis cidades no estado do Mississippi e prenderam cerca de 680 imigrantes ilegais. As autoridades dizem que essa é a maior operação desse tipo em um estado americano na história do país.

Os agentes fizeram buscas em usinas de processamento agrícola. A ação faz parte de uma investigação sobre o emprego de imigrantes ilegais que já dura um ano no estado. O diretor do ICE, Matthew Albence, disse em coletiva de imprensa que alguns dos presos serão processados por crimes, outros serão deportados e alguns serão soltos enquanto aguardam audiências judiciais de imigração. Ele disse que as batidas são parte das operações normais do ICE para executar as leis de imigração dos EUA.

Os Estados Unidos estimam que 11 milhões de imigrantes vivam ilegalmente no país. O governo do presidente Donald Trump tem aumentado a pressão sobre esse grupo, com ameaças de prender famílias em seus domicílios e a recusa de solicitantes de asilo, com o objetivo de deter os migrantes que buscam entrar no país.