Em São Petersburgo, mulher segura cartaz em apoio a Alexei Navalny.
Em São Petersburgo, mulher segura cartaz em apoio a Alexei Navalny.| Foto: AFP

As condições de saúde do líder da oposição russa Alexei Navalny são "estáveis", afirmaram os médicos que o acompanham. Navalny está em coma, internado em um hospital na região da Sibéria. Segundo informou na quinta-feira (20) a porta-voz de Navalny, Kira Yarmish, o ativista anti-Kremlin voltava de Tomsk, na Sibéria, para Moscou de avião quando se sentiu mal após tomar um chá no aeroporto. A aeronave fez um pouso de emergência na cidade de Omsk e ele foi levado de ambulância para um hospital. Seus apoiadores alegam que ele foi envenenado.

A família de Navalny quer transferi-lo e, agora, aguarda a autorização das autoridades para tanto. O objetivo é tratar o paciente na Alemanha, no Hospital Universitário La Charité, em Berlim. No Twitter, a mulher de Navalny, Yulia, escreveu: "Me dirijo oficialmente, com a exigência da autorização para o traslado. Considero que Alexei precisa de atendimento qualificado".

Apesar de os médicos que cuidam de Navalny afirmarem que sua situação é estável, Yulia diz que a condição do marido é grave e que tratá-lo na Alemanha faria toda a diferença. A equipe de saúde que acompanha o opositor no hospital em Omsk alega que não foi detectado nenhum traço de veneno nos exames de sangue e urina de Navalny.