Alexey Navalny durante julgamento em tribunal de Moscou antes de ser preso em 20 de fevereiro. O líder opositor disse ter dado início a uma greve de fome
Alexey Navalny durante julgamento em tribunal de Moscou antes de ser preso em 20 de fevereiro. O líder opositor disse ter dado início a uma greve de fome| Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

O líder opositor russo Alexey Navalny, que está preso desde fevereiro após ser condenado a dois anos e meio de prisão na Rússia, anunciou nesta quarta-feira (31) que deu início a uma greve de fome, como forma de protesto contra a falta de atendimento médico para tratar uma severa dor nas costas, segundo uma publicação em seu nome no Instagram.

Navalny, que no ano passado sobreviveu a uma tentativa de envenenamento com agente nervoso que ele atribui ao governo russo, pediu medicamentos para a dor nas costas e uma dormência na sua perna direita. "Eu tenho o direito de ver um médico e receber medicamentos. Nenhum dos dois me foi dado, absurdamente", afirma a publicação. O Kremlin se negou a comentar as alegações. Há uma semana, advogados do líder opositor disseram que a sua saúde está se deteriorando na prisão e que ele "não consegue ficar em pé".

Segundo o texto publicado na rede social, Navalny, 44 anos, está deitado em sua cela em greve de fome. Ele estaria sendo "torturado por privação do sono", sendo acordado oito vezes por noite por um guarda que acende uma lanterna em seu rosto para supostamente "verificar se ele teria se escondido".