Opositores a Maduro protestam em Caracas neste sábado (16) pela manhã.
Opositores a Maduro protestam em Caracas neste sábado (16) pela manhã.| Foto: Federico Parra/AFP

A oposição ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela está mobilizada neste sábado (16), convocada pelo presidente da Assembleia Nacional e presidente da República autoproclamado, Juan Guaidó. Os manifestantes partiram de vários pontos da capital Caracas pela manhã em direção ao centro da capital. "Não queremos uma ditadura semelhante à cubana", gritavam.

"Vamos nos reunir novamente, exercendo a maioria, exigindo a maior reivindicação: Venezuela", twittou Guaido, que exige que Maduro convoque eleições. O presidente autoproclamado fez um chamado para que os venezuelanos iniciem "um protesto permanente a partir de hoje" até que Maduro deixe o poder, como ocorreu na Bolívia, onde Evo Morales renunciou.

De outro lado, Maduro também foi à redes socais para convocar os simpatizantes a saírem às ruas em defesa do governo. “Mobilizados e alertas! Hoje, 16 de novembro, as ruas de Caracas estão cheias da alegria de nosso povo em defender seu sagrado direito à democracia, liberdade, convivência e felicidade ”, escreveu maduro no Twitter.