união europeia coronavírus
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realiza uma coletiva de imprensa sobre a resposta da União Europeia (UE) à crise do COVID-19 na sede da UE em Bruxelas| Foto: JOHN THYS / POOL / AFP

Em uma iniciativa encabeçada pela União Europeia, líderes de vários países se comprometeram nesta segunda-feira (4) a investir bilhões de euros na luta contra o novo coronavírus. O objetivo é reunir dinheiro e esforços para o desenvolvimento de vacinas, diagnósticos e tratamentos. “Precisamos desenvolvê-los, produzi-los e implantá-los em todos os cantos do mundo. E devemos garantir que eles estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Até o meio-dia esta segunda-feira mais de 5,5 bilhões de euros já haviam sido levantados. A União Europeia prometeu 1 bilhão de euros. Fora do bloco, também se comprometeram Japão (726 milhões de euros), Canadá (551 milhões), Arábia Saudita (456 milhões), Austrália (205 milhões), entre outros países. A meta inicial é alcançar 7,5 bilhões (US$ 8,3 bilhões) até o fim do evento, que está sendo chamado de "Resposta Global ao Coronavírus".