papa
O papa Francisco.| Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA

O papa Francisco pediu neste domingo (13) aos líderes mundiais "todos os esforços" possíveis para garantir a paz na Ucrânia, em meio a tensões sobre a presença de tropas russas em sua fronteira oriental. "São preocupantes as notícias que vêm da Ucrânia. Confio à intercessão da Virgem Maria e à consciência dos líderes políticos, para que sejam feitos todos os esforços pela paz", disse o pontífice.

Ele rezou por alguns momentos em silêncio e encorajou os fiéis que o ouviam da Praça de São Pedro a fazer o mesmo. O pontífice manifestou desta forma sua preocupação com a situação na Ucrânia e as tensões entre os países ocidentais da Otan e a Rússia.

Não foi a primeira vez que Francisco se referiu a esta crise, já que, no último dia 9, defendeu o diálogo para evitar "a loucura" da guerra. Alguns dias antes, em 23 de janeiro, ele também denunciou a escalada das tensões e revelou sua preocupação com as possíveis repercussões para a segurança do continente europeu. "Acompanho com preocupação o aumento das tensões que ameaçam infligir um novo golpe à paz na Ucrânia e põem em causa a segurança do continente europeu com repercussões ainda mais extensas", advertiu naquela ocasião.