Ativistas do "Fórum da Juventude para a Caxemira" protesta com uma fotografia do primeiro-ministro Narendra Modi e a bandeira indiana durante manifestação em Lahore, Paquistão, em 7 de agosto de 2019. O Paquistão anunciou a expulsão do alto comissário indiano e a suspensão do comércio bilateral com o país vizinho
Ativistas do “Fórum da Juventude para a Caxemira” protesta com uma fotografia do primeiro-ministro Narendra Modi e a bandeira indiana durante manifestação em Lahore, Paquistão, em 7 de agosto de 2019. O Paquistão anunciou a expulsão do alto comissário indiano e a suspensão do comércio bilateral com o país vizinho| Foto: ARIF ALI / AFP

O Paquistão anunciou nesta quarta-feira (7) que vai suspender o comércio com a Índia e diminuir o status diplomático do país, depois que o governo de Narendra Modi revogou o status de semi-autonomia do estado de Jammu e Caxemira, localizado em um território disputado entre os dois países. A medida concede à Índia mais autoridade sobre o território de maioria muçulmana.

O gabinete do primeiro-ministro paquistanês Imran Khan afirmou que o conselho de segurança nacional do Paquistão decidiu tomar as medidas imediatamente, apresentar uma contestação formal ao Conselho de Segurança da ONU e revisar todos os acordos bilaterais com a Índia. O ministro de Relações Exteriores do Paquistão afirmou que o alto comissário da Índia será removido do país, e que o embaixador paquistanês será convocado a retornar de Nova Delhi.

Segundo o jornal India Today, o Paquistão fechou parcialmente o seu espaço aéreo, encerrando três das nove rotas entre os dois países.