Hasan Nasrallah, líder do Hezbollah
Hasan Nasrallah, chefe do Hezbollah, aparece em um telão em comemoração do 13º aniversário do fim da guerra com Israel| Foto: Mahmoud ZAYYAT/AFP

O governo do Paraguai designou oficialmente as milícias armadas do Hamas e Hezbollah organizações terroristas internacionais. No mesmo decreto, o presidente Mario Abdo Benítez reconheceu o Estado Islâmico e a al-Qaeda como organizações terroristas globais. A medida implicará em mais controle das operações financeiras em território paraguaio.

De acordo com informações da inteligência do Paraguai, o Hezbollah tem vínculos com o PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa brasileira que opera nas cidades fronteiriças com o Paraguai lavando dinheiro para narcotraficantes e para o grupo terrorista Hezbollah, que tem como um de seus principais financiadores o Irã.

A classificação do Hezbollah como terrorista é um pleito dos Estados Unidos junto aos governos aliados da América do Sul. Em julho, a organização xiita do Líbano entrou na lista de terroristas da Argentina e teve os ativos congelados. O Brasil, oficialmente, alega que não tem intenção de designar o grupo como terrorista, mas segundo uma reportagem da Bloomberg, o governo de Jair Bolsonaro estaria revendo esse posicionamento.