Candidato republicano Dan Bishop, ganhou as eleições para o Congresso americano
Candidato republicano do 9º Distrito da Carolina do Norte, Dan Bishop, ganhou as eleições para o Congresso americano| Foto: Brian Blanco/Getty Images/AFP

O republicano Dan Bishop conseguiu uma vitória estreita no 9º Distrito Congressional da Carolina do Norte, Estados Unidos, na terça-feira (10), dando ao Partido Republicano uma vitória em um distrito que o presidente Donald Trump ganhou facilmente em 2016, mas que provou ser um campo de batalha feroz. Com 95% dos votos contados, Bishop liderava com 50,6%, contra 48,8% do democrata Dan McCready.

Os eleitores do terceiro distrito congressional do estado também foram às urnas na terça-feira, elegendo o republicano Greg Murphy sobre o democrata Allen Thomas para suceder o falecido congressista republicano Walter Jones.

A vitória de Bishop veio um dia depois que Trump e o vice-presidente Mike Pence fizeram campanha no distrito para ajudar a impulsionar o atual legislador estadual na disputa. O resultado no 9º Distrito foi o culminar de uma saga política que se estendeu por mais de dois anos - explodindo em alegações de fraude eleitoral que levaram a investigações estaduais e federais e a anulação das eleições gerais de novembro. Nas eleições legislativas de meio de mandato do ano passado, o Partido Democrata recuperou a maioria da Câmara de Representantes. Mas os Republicanos mantiveram-se mais numerosos no Senado.