Pedro Sánchez e Pablo Iglesias
Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, e o líder da aliança eleitoral de esquerda Pablo Iglesias| Foto: GABRIEL BOUYS/AFP

O Partido Socialista (PSOE) e o Podemos, de extrema-esquerda, chegaram a um acordo nesta terça-feira (12) para a formação de um governo de coalizão depois das eleições gerais de domingo.

"O novo governo será totalmente progressivo. Será composto por forças progressistas e baseadas na coesão, lealdade, solidariedade do governo e vontade de aproveitar os perfis mais adequados para trabalhar pelo progresso da Espanha e de todos os cidadãos" tuitou Pedro Sánchez, líder do governo espanhol e do Psoe.

Pablo Iglesias, líder da coligação Unidas Podemos, deve ser vice-presidente do Executivo.

A eleição de domingo - a quarta realizada no país em apenas quatro anos - deixou o Parlamento espanhol ainda mais fragmentado do que na votação de abril. Mesmo com o acordo entre as duas forças políticas, Psoe e Podemos ainda precisarão do apoio de outros partidos com cadeiras no Congresso, já que a combinação dos 120 assentos obtidos pelo Partido Socialista e dos 35 conquistados pelo Podemos não seria suficiente para garantir por si só uma maioria governista.