A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, após falar no plenário no dia em que os parlamentares debatem o impeachment de Donald Trump, 13 de janeiro
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, após falar no plenário no dia em que os parlamentares debatem o impeachment de Donald Trump, 13 de janeiro| Foto: SAUL LOEB / AFP

A Câmara dos Representantes dos EUA decidiu nesta quarta-feira (13), por 221 votos a 203, começar o debate sobre o artigo de impeachment que acusa o presidente Donald Trump de "incitar a insurreição", por seu papel nos tumultos que culminaram na invasão do Congresso americano no dia 6 de janeiro. O debate sobre o artigo deve durar cerca de duas horas e estima-se que a votação será feita no final da tarde.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, deu início à sessão e afirmou que Trump é um "perigo claro e real" para o país.

"Nós sabemos que o presidente dos Estados Unidos incitou essa insurreição, essa rebelião armada contra o nosso país. Ele deve ir embora, ele é um perigo claro e presente a essa nação que todos amamos", afirmou a democrata, que ainda acusou Trump de mentir "repetidamente" sobre o resultado da eleição presidencial do país e lançar dúvidas sobre o processo democrático.

O deputado republicano Jim Jordan rebateu as acusações de Pelosi. Na visão dele, o partido oposicionista está fazendo política com o episódio da invasão da sede do legislativo. Ele também afirmou que Trump e seus apoiadores são alvo de ataques contra a liberdade de expressão.