A tenista chinesa Peng Shuai durante partida do Australian Open de 2020. Atleta está desaparecida desde o início de novembro.
A tenista chinesa Peng Shuai durante partida do Australian Open de 2020. Atleta está desaparecida desde o início de novembro.| Foto: Francis Malasig/EFE/EPA

Mais uma conta de Twitter ligada à mídia estatal chinesa publicou imagens da tenista Peng Shuai – desaparecida desde o início de novembro após acusar de abuso sexual um ex-vice-primeiro-ministro chinês –, em uma tentativa de mostrar que ela estaria bem. No sábado, Hu Xijin publicou um vídeo que seria de um torneio de tênis para adolescentes encerrado neste fim de semana, e no qual Peng aparece ao lado de autoridades. Segundo a BBC, este é o terceiro vídeo de Peng publicado pelo mesmo perfil – nos outros dois, a atleta aparece jantando com o técnico e amigos.

Assim como nos casos anteriores – um suposto e-mail enviado por Peng negando as acusações que ela mesmo havia feito, e fotos publicadas por um outro jornalista de um veículo estatal –, representantes da Women’s Tennis Association (WTA) consideraram que o vídeo não comprova que Peng está em segurança. Segundo a BBC, especialistas ainda levantam dúvidas sobre uma possível edição do vídeo e uma postura considerada artificial, sinal de que, caso os registros sejam recentes, Peng estaria sendo forçada a agir como se estivesse bem.