Apple daily
Cópias do jornal Apple Daily estão à venda em uma banca de jornal em Hong Kong, China, em 23 de junho de 2021.| Foto: JEROME FAVRE/Agência EFE/Gazeta do Povo

O jornal pró-democracia Apple Daily, de Hong Kong, anunciou que vai encerrar a publicação impressa e a edição digital nesta quinta-feira (24). A decisão foi tomada pelo conselho administrativo da Next Media, dona do jornal, depois que os ativos de três empresas do grupo foram congelados pela polícia de Hong Kong em uma investigação que acusa executivos do grupo de "conluio com potências estrangeiras" por causa de artigos – a polícia não informou quais – sobre sanções de países ocidentais contra China e Hong Kong que foram publicados pelo Apple Daily. As acusações são feitas com base na lei de segurança nacional de Hong Kong.

A repressão estatal também resultou na prisão de cinco diretores e editores do grupo que, segundo a polícia, tiveram relação com a publicação dos artigos e, na manhã desta quarta-feira, um colunista do Apple Daily, que assinava seus textos como Li Ping, também foi detido. O dono do grupo, Jimmy Lai, está preso desde o ano passado, acusado de participar dos protestos pró-democracia em Hong Kong em 2019.