O presidente da França, Emmanuel Macron
O presidente da França, Emmanuel Macron| Foto: EFE/EPA/THIBAULT CAMUS

O atual presidente da França Emmanuel Macron seria o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais com entre 55% e 58% de apoio, segundo informou o jornal belga “La Libre Belgique”, com base em quatro pesquisas de boca de urna realizadas por institutos de opinião franceses. Já a candidata Marine Le Pen teria recebido entre 42% e 45% dos votos, acrescentou o jornal belga, que ressaltou que estes resultados são apenas indicativos e podem mudar.

Embora a lei francesa proíba a divulgação de pesquisas, apurações parciais ou estimativas antes das 20h (horário local, 15h de Brasília), os meios de comunicação estrangeiros, em particular os belgas, que acompanham com grande interesse as eleições presidenciais no país vizinho, não estão sujeitos a esta restrição. Esses resultados são provenientes de pesquisas realizadas na internet por institutos de opinião franceses com cidadãos que fazem parte do censo eleitoral e que já haviam votado antes da 17h (horário local, 12h de Brasília), acrescentou o “La Libre Belgique”.

A participação no segundo turno das eleições presidenciais francesas era de 63,23% do total do censo eleitoral às 17h, duas horas antes do fechamento das primeiras mesas de votação, o que representa quase dois pontos a menos do que no primeiro turno, 15 dias atrás, e a mais baixa para essa hora desde 1969.