Gigante farmacêutica Pfizer é uma das empresas na corrida pela vacina contra a Covid-19.
Gigante farmacêutica Pfizer é uma das empresas na corrida pela vacina contra a Covid-19.| Foto: AFP

As farmacêutica Pfizer e BioNTech informaram que iniciaram nos Estados Unidos a segunda e penúltima fase de um ensaio clínico de uma potencial vacina contra o coronavírus. O processo deve envolver 30 mil pessoas em todo o mundo.

A vacina experimental produzida em conjuntos pelas duas companhias desencadeou respostas nas células T dos participantes, além de neutralizar títulos de anticorpos. Especialistas acreditam que uma resposta das células T, componentes essenciais do sistema imunológico no corpo humano, seja crucial para que o corpo humano desenvolva imunidade ao coronavírus. A Pfizer e a BioNTech esperam, assumindo que haja sucesso clínico da vacina, buscar uma análise regulatória já em outubro deste ano.

Já o laboratório Moderna Inc. afirmou nesta segunda-feira (27) que iniciou o estágio final de testes em uma candidata a vacina contra a Covid-19, com apoio do governo dos Estados Unidos, que contribuiu com quase U$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,21 bilhões na cotação atual) para o projeto e o escolheu como um dos primeiros a entrar na fase de ensaios em larga escala em humanos.