Protestos em Hong Kong
Ato pró governo foi realizado neste sábado. O domingo será de mais uma manifestação “pró-democracia”. (Foto: Anthony Wallace/AFP)| Foto:

A polícia de Hong Kong descobriu um esconderijo com poderoso explosivo caseiro à medida que a cidade chinesa semiautônoma se prepara para mais um grande protesto pró-democracia no domingo. Foram encontrados cerca de dois quilos de triperóxido de triacetona (TATP, na sigla em inglês), material já utilizado em ataques terroristas ao redor do mundo. Um homem foi preso durante a ação, em um edifício comercial no fim da noite de sexta-feira (pelo horário local).

Policial especialista em desarmamento de bombas, Alick McWhirter disse a repórteres que a apreensão dos explosivos foi a maior do tipo em Hong Kong e disse ser "preocupante" o fato de uma substância tão perigosa ter sido feita em um laboratório caseiro no meio da cidade. Materiais manifestando oposição a um projeto de lei de extradição que precipitou mais de um mês de protestos em Hong Kong também foram achados, segundo a imprensa local, mas um porta-voz da polícia afirmou que nenhum elo concreto havia sido estabelecido e que a investigação prossegue.

Em um comício que visava se contrapor ao movimento pró-democracia, milhares de pessoas desafiaram o céu nublado na noite de sábado e encheram um parque no centro de Hong Kong para apoiar a polícia, que tem sido acusada de usar táticas brutas contra manifestantes. Organizadores disseram que 316 mil pessoas participaram do comício, enquanto a polícia estimou o comparecimento em 103 mil.