polícia nyc
Policial de NY é acusado de servir ilegalmente como agente da China| Foto: Pixabay

Um policial da cidade de Nova York foi preso nesta segunda-feira (21), acusado por promotores federais de espionar tibetanos que vivem nos Estados Unidos e fornecer as informações a autoridades chinesas. Baimadajie Angwang, 33, agiu "sob a direção e controle" de funcionários do governo chinês do Consulado da China em Nova York, segundo a acusação. Ele também, supostamente, teria fornecido aos chineses acesso a funcionários seniores do departamento de polícia por meio de convites para eventos do NYPD.

Angwang, que é de origem tibetana, nasceu na China e se tornou cidadão americano, foi acusado de agir como agente estrangeiro sem notificar as autoridades americanas, fazer declarações falsas, obstruir um processo oficial e de fraude eletrônica.

Angwang entrou para a polícia em 2016. Ele também serviu no Afeganistão, em 2013. Seu contato com duas autoridades chinesas, segundo os promotores americanos, começou em 2014. Angwang teria dito a um deles que queria ser promovido no departamento de polícia de NY para que pudesse ajudar e trazer “glória à China”.