O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fala durante conferência contraterrorismo no Ocidente em Buenos Aires, Argentina, 19 de julho de 2019
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fala durante conferência contraterrorismo no Ocidente em Buenos Aires, Argentina, 19 de julho de 2019| Foto: NATACHA PISARENKO / POOL / AFP

O Irã e a milícia libanesa apoiada por ele, o Hezbollah, foram o tema principal de uma conferência sobre contraterrorismo nesta sexta-feira (19), em Buenos Aires, Argentina. O secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo, disse que o evento se trata de um "esforço conjunto para voltar a envolver os nossos parceiros de hemisfério". No discurso de abertura, com a presença de representantes de 18 países, Pompeo disse que grupos terroristas como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico "continuam buscando uma presença duradoura em nosso hemisfério".

Mas "o Hezbollah, apoiado pelo Irã", disse ele, é uma ameaça especial na América do Sul, onde o grupo há muito tempo mantém ativos esforços de captação de recursos e recrutamento na área da tríplice fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil, e na Venezuela.

O evento foi realizado no aniversário de 25 anos do pior atentado terrorista em Buenos Aires, um ataque com um carro bomba que deixou 85 mortos e mais de 300 feridos na Associação Mutual Israelita Argentina.