huawei-5g
A Casa Branca fez críticas à Huawei, empresa chinesa que é líder global em equipamentos para instalação de rede 5G| Foto: Stefan Wermuth/AFP

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, fez críticas nesta quarta-feira (27) à Huawei, empresa chinesa que é líder global em equipamentos para instalação de rede 5G. "Huawei e outros fornecedores não confiáveis são uma ameaça à segurança. Nós e nossos aliados vamos investir em equipamentos de telecomunicações de confiança", declarou, em coletiva de imprensa.

A fala inaugura as críticas do governo de Joe Biden à giant tech chinesa, muito comuns na gestão do ex-presidente Donald Trump, e dá força a teses de analistas de que a postura democrata frente à China, ao menos na questão do 5G, será semelhante à postura adotada na mais recente administração republicana. Sob o discurso da segurança nacional, Trump pressionou aliados a não comprarem dispositivos para criação da rede 5G da Huawei, o que abriria espaço para empresas americanas do setor. Reino Unido e Índia chegaram a ceder à pressão de Washington, mas o Brasil não bateu o martelo sobre a questão até o momento.