O prefeito de Nova York e pré-candidato à presidência dos EUA, Bill de Blasio, em Miami, 27 de junho
O prefeito de Nova York e pré-candidato à presidência dos EUA, Bill de Blasio, em Miami, 27 de junho| Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP

No dia seguinte após o primeiro debate entre os pré-candidatos do Partido Democrata à eleição para a presidência dos Estados Unidos em 2020, o prefeito de Nova York e pré-candidato democrata Bill de Blasio visitou um abrigo para crianças migrantes na manhã de quinta-feira e, à tarde, se juntou a trabalhadores em greve no Aeroporto Internacional de Miami.

"Nós devemos sempre colocar os trabalhadores em primeiro lugar", disse ele à multidão empolgada. Mas em seguida, o prefeito citou uma frase do revolucionário Che Guevara, a quem muitos da comunidade de origem cubana da cidade consideram um tirano assassino por ter ajudado Fidel Castro a estabelecer o regime comunista.

"Hasta la victoria, siempre", declarou de Blasio. A reação negativa veio forte e rápida, com críticas de todos os lados pela citação de uma das figuras mais vilanizadas em Miami. Mais tarde, de Blasio tuitou: "Eu não sabia que a frase que eu usei em Miami hoje era associada com Che Guevara e eu não queria ofender ninguém que a ouviu dessa maneira. Eu certamente peço desculpas for não compreender aquela história. Eu só quis dizer [a frase] como uma mensagem literal para os trabalhadores do aeroporto em greve que eu acredito que sairão vitoriosos em sua greve".