O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fala durante uma conferência de imprensa virtual dentro da 10 Downing Street, no centro de Londres, em 31 de outubro de 2020 para anunciar novas restrições de bloqueio.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fala durante uma conferência de imprensa virtual dentro da 10 Downing Street, no centro de Londres, em 31 de outubro de 2020 para anunciar novas restrições de bloqueio.| Foto: Alberto Pezzali / POOL / AFP

Neste sábado (31), Boris Johnson, primeiro ministro do Reino Unido, anunciou novas medidas de restrição para o controle do contágio do novo coronavírus. O país passou neste final de semana o número de 1 milhão de casos e, segundo o médico-chefe do governo, Chris Whitty, os casos diários aproximam-se de 50 mil e em ritmo crescente.

Johnson afirmou que “lojas não essenciais, locais de lazer e entretenimento (incluindo, pubs, bares e restaurantes) estarão todos fechados, apenas funcionando em modo delivery, ou para retirada de mercadorias reservadas previamente. Lojas essenciais permanecerão abertas.” As medidas devem durar inicialmente um mês e se iniciam a partir da próxima quinta-feira.

O país não deve fechar as escolas, mas pede que as pessoas trabalhem de casa. Johnson concluiu afirmando que “não vamos voltar ao bloqueio total de março e abril, mas a mensagem básica a partir de quinta-feira é a mesma: fique em casa, preteja o Sistema Nacional de Saúde e salve vidas”.