maduro milícia venezuela
Nicolás Maduro ordena que milícias se responsabilizem por biossegurança nas eleições parlamentares da Venezuela| Foto: Yuri CORTEZ / AFP

O presidente colombiano, Iván Duque, alegou nesta quinta-feira (20) que o governo do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, está buscando obter mísseis por intermédio do Irã. As tratativas seriam coordenadas pelo ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López.

“Há informações de órgãos de inteligência internacionais, que trabalham conosco, no sentido de que há interesse da ditadura de Nicolás Maduro em adquirir alguns mísseis de médio e longo alcance com o Irã”, afirmou o líder colombiano em webconferência. Duque também acusou a Guarda Nacional da Venezuela de estar ajudando as guerrilhas colombianas a conseguirem armas oriundas de países como Rússia e Bielorrússia.

Ainda, o presidente da Colômbia se pronunciou sobre as eleições parlamentares convocadas por Maduro para dezembro de 2020. A maior parte da oposição venezuelana já afirmou que não vai participar do pleito por considerá-lo fraudulento. “Em hipótese alguma podemos reconhecer um processo eleitoral organizado pelo ditador [da Venezuela]”, disse Duque. A Colômbia reconhece Juan Guiadó como presidente interino da Venezuela.