Presidente da Tunísia, Kais Saied
Presidente da Tunísia, Kais Saied| Foto: MOHAMED MESSARA/Agência EFE/Gazeta do Povo

O presidente da Tunísia, Kais Saied, anunciou neste domingo (25) que assumiu o controle do Executivo do país, após demitir o primeiro-ministro Hicham Mechichi e suspender do parlamento do país. Protestos em massa que ocorreram em várias cidades neste fim de semana, contra a resposta do primeiro-ministro tunisiano à pandemia, foram a justificativa do presidente.

"Tomamos essas decisões ... até que a paz social retorne à Tunísia e até que salvemos o estado", disse Saied em um discurso transmitido pela TV. Opositores do presidente o acusam de golpe, enquanto apoiadores celebraram nas ruas.

Na Tunísia, o presidente é responsável pelas Forças Armadas e relações exteriores, sendo que a administração do governo é feita pelo primeiro-ministro. O país é considerado o único caso de sucesso das revoltas da Primavera Árabe, em 2011.

Na semana passada, a Tunísia registrou recorde de mortes pela Covid-19, com mais de 300 óbitos em 24 horas, tornando-se um dos países com mais mortes diárias em proporção à população, atrás de Namíbia e Fiji.