China: governo registra morte de três pessoas e outras 200 infectadas com o novo coronavírus
China: governo registra morte de três pessoas e outras 200 infectadas com o novo coronavírus| Foto: AFP

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (21) que o país registrou o primeiro caso do novo coronavírus letal que surgiu na China, segundo a imprensa americana. O vírus, que já causou nove mortes, pode ser transmitido de pessoa a pessoa, mas não é tão contagioso quanto a gripe.

O paciente, um homem de 30 anos, está isolado em um hospital em Everett, no estado de Washington. Ele viajou no meio da semana passada da cidade chinesa de Wuhan, onde o vírus foi primeiro detectado, a Seattle, mas disse que não visitou as feiras de animais onde muitos dos pacientes foram infectados, relatou a CNN.

Ele não é considerado uma ameaça à equipe médica ou ao público, disseram autoridades de saúde. Segundo as autoridades, ele não apresentava sintomas quando chegou ao aeroporto de Seattle-Tacoma, mas entrou em contato com médicos no domingo, quando começou a se sentir doente.

Os primeiros casos de infecção foram registrados em 31 de dezembro. A China confirmou nesta terça-feira seis mortes e 77 novos casos de infecção pelo novo tipo de coronavírus - que aumentaram o total de pessoas infectadas para 291.

O patógeno começou a se expandir para as localidades vizinhas à cidade de Wuhan, que tem 11 milhões de habitantes. Até a sexta-feira passada, não havia casos relatados fora da cidade, mas agora já são 38 os casos relatados em outras 15 cidades chinesas.

No final da semana passada, as autoridades de saúde dos EUA começaram a rastrear passageiros da região central da China nos aeroportos americanos. Autoridades de todo o mundo implementaram exames semelhantes nos aeroportos, na esperança de conter o vírus durante a movimentada temporada de viagens do Ano-Novo Lunar chinês.