Ariel Henry deve assumir como primeiro-ministro do Haiti
Ariel Henry deve assumir como primeiro-ministro do Haiti| Foto:

O primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, que comanda o Haiti desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, no dia 7 de julho, renunciará ao cargo e cederá o poder a Ariel Henry, segundo confirmou à Agência Efe o ministro de Assuntos Eleitorais, Mathias Pierre.

Henry foi nomeado primeiro-ministro dois dias antes da morte de Moïse, mas não chegou a tomar posse. No sábado passado, ele recebeu apoio das Nações Unidas e de um grupo de países influentes no Haiti, que inclui o Brasil, para formar governo.

A transição do poder ocorrerá na terça-feira. A previsão é que Claude Joseph permaneça no novo governo liderado por Henry, no cargo de ministro das Relações Exteriores, afirmou o premiê interino ao jornal "Le Nouvelliste". O funeral de Estado de Moïse será realizado na sexta-feira em Cap-Haitien, a cidade mais importante do norte do país. A primeira-dama Martine Moïse, que foi baleada no ataque que matou seu marido, voltou ao Haiti neste fim de semana, após ser tratada nos Estados Unidos.