imperial college
Fachada do Imperial College de Londres, no Reino Unido| Foto:

O matemático e epidemiologista Neil Ferguson, responsável pela estratégia do Reino Unido de combate ao novo coronavírus, pediu demissão nesta terça-feira (5) após alegações de que ele teria desrespeitado as regras de isolamento, segundo a imprensa britânica.

De acordo com o jornal Daily Telegraph, Ferguson deixou seu cargo de conselheiro do governo depois de acusações de que durante o lockdown teria recebido em sua casa, pelo menos em duas ocasiões, a visita de uma mulher que vive em outro local de Londres - contrariando as recomendações do governo britânico para que os cidadãos fiquem em casa e evitem se encontrar com pessoas que moram em outras casas.

O epidemiologista, que já foi infectado pelo vírus, disse ao Telegraph que reconhece que cometeu um erro de julgamento e agiu de maneira errada. "Eu agi com a crença de que eu estava imune, tendo tido resultado positivo para coronavírus, e me isolei completamente por quase duas semanas após apresentar sintomas", afirmou Ferguson.

"Eu me arrependo profundamente por qualquer prejuízo às claras mensagens sobre a contínua necessidade de distanciamento social para controlar essa pandemia devastadora", continuou.

Neil Ferguson coordenou a equipe do Imperial College de Londres que criou o modelo de propagação e impacto da Covid-19 a pedido do governo britânico.