Tropas russas deixaram na semana passada a cidade, que teria situação mais delicada em termos de destruição e incerteza sobre o número de vítimas
Tropas russas deixaram na semana passada a cidade, que teria situação mais delicada em termos de destruição e incerteza sobre o número de vítimas| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, disse nesta quinta-feira (7) que 26 corpos foram encontrados sob escombros de dois prédios em Borodyanka, cidade próxima da capital da Ucrânia, Kiev, e que até semana passada estava sob domínio russo.

Segundo informações do The Guardian, Venediktova não relatou se as autoridades determinaram a causa das mortes, mas acusou a Rússia de realizar bombardeios aéreos na cidade.

Em um pronunciamento televisionado, ela informou que a situação de “Borodyanka é a pior em termos de destruição e em termos de incerteza sobre [o número de] vítimas”. As autoridades ucranianas seguem realizando buscas na cidade.

No início da semana, a procuradora já havia dito que a situação seria pior do que em Bucha, avaliação repetida nesta quinta pelo presidente Volodymyr Zelensky. A descoberta de centenas de corpos em Bucha após a saída de tropas russas gerou indignação internacional e motivou a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.