Fumaça sobe após grande explosão em Cabul, Afeganistão, em 3 de setembro. O ataque matou 16 pessoas e levou o presidente Trump a suspender as negociações de paz entre EUA e Talibã
Fumaça sobe após grande explosão em Cabul, Afeganistão, em 3 de setembro. O ataque matou 16 pessoas e levou o presidente Trump a suspender as negociações de paz entre EUA e Talibã| Foto: Wakil KOHSAR / AFP

Uma grande explosão foi ouvida perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Afeganistão, nos primeiros minutos desta quarta-feira (por volta de 14:30 de terça-feira em Brasília), dia que marca os 18 anos dos ataques de 11 de setembro nos EUA.

A agência de notícias Associated Press relatou que um funcionário da embaixada confirmou por telefone que houve uma explosão mas não deu mais detalhes. Dentro da embaixada, os funcionários ouviram a seguinte mensagem pelos alto-falantes: "Uma explosão causada por foguete aconteceu no complexo". Ainda não houve declaração oficial.

Os moradores da cidade puderam ver uma coluna de fumaça e ouvir as sirenes de alerta após a explosão. Este seria o primeiro ataque na capital afegã depois que o presidente americano Donald Trump cancelou as negociações de paz entre EUA e o Talibã no final de semana, que buscavam um fim para a guerra mais longa dos EUA.