O presidente russo, Vladimir Putin.
O presidente russo, Vladimir Putin.| Foto: Mikhail Klimentyev/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o país está pronto para enviar ajuda à Bielorrússia caso os protestos contra a reeleição do ditador Alexandre Lukashenko se tornem violentos. Putin afirmou, contudo, que acredita que a polícia bielorrussa esteja dando conta e fazendo um bom trabalho por enquanto. Segundo o líder do Kremlin, Lukashenko teria lhe pedido que enviasse um contingente policial russo ao país vizinho se fosse necessário.

“Concordamos em não usá-la [a ajuda policial russa] até que a situação comece a sair do controle e sujeitos extremistas, que agem disfarçados de ativistas políticos, cruzem certas fronteiras e se envolvam em saques e comecem a incendiar carros, casas e bancos ou tomem prédios do governo”, disse Putin à televisão estatal russa, em entrevista transmitida nesta quinta-feira (27).

No poder desde 1994, Alexandre Lukashenko é conhecido como “o último ditador da Europa”. No início de agosto, ele foi eleito para mais um mandato, mas o pleito foi acusado de ser fraudulento pela oposição. Desde então, uma série de protestos tem tomado as ruas da antiga república soviética, com prisões e até registro de mortes.