O presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin.| Foto: EFE/EPA/Alexei Nikolsky/Sputnik/Kremlin Pool

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (8) um decreto de "medidas especiais" na tentativa de salvaguardar a economia russa. Entre outras coisas, o documento autoriza o governo a proibir as exportações de produtos e matérias-primas.

O objetivo do decreto é "garantir a segurança da Federação Russa e a operação ininterrupta da indústria" e estará em vigor até 31 de dezembro de 2022, segundo agências de notícias russas. Entre outras coisas, o decreto proíbe "exportar para fora da Federação Russa" produtos e/ou matérias-primas, que serão especificados na lista aprovada pelo governo russo nos próximos dois dias.

Essas medidas não serão aplicadas a "produtos e/ou matérias-primas exportadas da Rússia e/ou importadas para o país por cidadãos da Federação Russa, cidadãos estrangeiros e apátridas para uso pessoal". Com este decreto, o presidente russo confere ao Executivo "a autoridade para determinar os detalhes da aplicação das medidas planejadas" tanto para produtos ou matérias-primas quanto para pessoas físicas ou jurídicas. O governo determinará em dois dias as listas de países estrangeiros onde será proibida a importação de determinados produtos e matérias-primas.