O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente russo, Vladimir Putin, em encontro no Kremlin em 2019
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente russo, Vladimir Putin, em encontro no Kremlin em 2019| Foto: EFE/EPA/ALEXEI DRUZHININ/SPUTNIK/KREMLIN

Em meio à guerra deflagrada contra a Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou nesta terça-feira (1º) por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou a agência Interfax, citando comunicado oficial do Kremlin.

"Nicolás Maduro expressou um forte apoio às ações decisivas da Rússia, condenou a atividade desestabilizadora dos Estados Unidos e da Otan e enfatizou a importância de combater a campanha de mentiras e desinformação lançada pelos países ocidentais", diz a nota do governo russo, que informou ainda ter partido de Maduro a iniciativa para a conversa.

O comunicado ainda diz que os dois presidentes discutiram “questões atuais de aprimoramento da parceria estratégica russo-venezuelana e a implementação de projetos conjuntos. As partes concordaram em continuar a troca de visitas de delegações e contatos em vários níveis.”

No último dia 16, enquanto o presidente Jair Bolsonaro visitava Putin, o governo russo firmou uma cooperação militar com o regime venezuelano.