O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o ditador venezuelano Nicolás Maduro
O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o ditador venezuelano Nicolás Maduro| Foto: Sergei CHIRIKOV/POOL/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que apoia o diálogo como uma ferramenta de solução da crise política venezuelana, durante encontro com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em Moscou, nesta quarta-feira (25). Maduro chegou à capital russa na terça, em uma visita não anunciada.

"A Rússia apoia consistentemente todos os órgãos legítimos de poder na Venezuela, incluindo a instituição da presidência e o parlamento. E, sem dúvida, apoiamos o diálogo que você, senhor presidente [referência a Maduro], e o governo mantêm com as forças da oposição. Consideramos qualquer recusa em manter um diálogo irracional e prejudicial para o país e como apenas ameaças ao bem-estar da população", afirmou Putin. Não ficou claro, porém, se o presidente russo se referia às negociações com Juan Guaidó, intermediadas pela Noruega, ou ao acordo que Maduro fez com uma parte ínfima da oposição que não tem representatividade.

A Rússia tem sido um dos poucos aliados firmes de Caracas, apoiando Maduro com generosos empréstimos num momento em que a Venezuela enfrenta uma grave crise econômica e política. Putin também comentou, segundo a agência de notícias russa Tass, que a cooperação entre Moscou e Caracas na esfera militar e técnica diz respeito ao fornecimento de peças de reposição e à instalação de centros de manutenção.