Caça F-35
Casa Branca confirmou que a Turquia não teria mais permissão para participar do programa de caça F-35 da Otan| Foto: DAVID MCNEW/AFP

Os Estados Unidos confirmaram na quarta-feira (18) que vão retirar a Turquia do programa de desenvolvimento e aquisição do caça F-35, uma decisão que vai custar ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos pelo menos US$ 500 milhões (R$ 1,8 bilhão), segundo estimativa conservadora da chefe de Aquisições do Pentágono, Ellen Lord. O montante será necessário para encontrar e auxiliar novos fornecedores na produção dos mais de 900 componentes atualmente fabricados por dez empresas turcas.

Segundo o site Defense One, Lord disse a repórteres que este seria um "impacto mínimo" no programa dos caças F-35, um consórcio de nove países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em que cada um deles é responsável pela construção de partes da aeronave.

Os EUA decidiram pela expulsão da Turquia depois que o governo de Recep Tayyip Erdogan comprou um sistema de defesa antiaérea russo S-400, que foi entregue nesta semana. A Otan afirma que a tecnologia furtiva da aeronave pode ser comprometida se estiver próxima ao sistema russo. O ministério das Relações Exteriores da Turquia rejeita a alegação e diz que a decisão precisa de uma "justificativa legítima".