quirguistão
Pessoas protestam contra os resultados de uma votação parlamentar se reúnem perto de uma fogueira em frente ao edifício principal do governo, conhecido como Casa Branca, na capital Bishkek, em 6 de outubro de 2020| Foto: VYACHESLAV OSELEDKO/AFP

As eleições do Quirguistão, realizadas no domingo (4), foram anuladas nesta terça-feira (6) pelas autoridades eleitorais do país centro-asiático após protestos violentos. Manifestantes chegaram a tomar o prédio do parlamento, reivindicaram o poder durante a noite de segunda-feira e entraram em confronto com policiais, segundo a BBC, exigindo uma nova votação. O Ministério da Saúde informou que centenas de pessoas ficaram feridas. Há relatos na imprensa local de que pelo menos uma pessoa morreu.

O protesto começou depois que apenas quatro dos 16 partidos que estavam concorrendo conseguiram atingir o mínimo de votos necessário para conseguir um assento no parlamento – três deles ligados ao presidente Sooronbai Jeenbekov. Os opositores suspeitam de compras de votos e intimidação de eleitores. Outros prédios do governo também foram invadidos pelos manifestantes e presos políticos foram libertados, inclusive o ex-presidente, Almazbek Atambayev. O Quirguistão está localizado em uma importante região estratégica, na fronteira com a China, onde há muito tempo existe um jogo de interesses geopolíticos envolvendo Kremlin, Pequim e Washington.