Rainha Elizabeth II aceita transição de Harry e Meghan
Reino Unido: em comunicado, Rainha Elizabeth afirma que respeita decisão do neto Harry e da esposa Meghan| Foto: AFP

A rainha Elizabeth II aceitou nesta segunda-feira, 13, que o neto Harry e sua mulher, Meghan Markle, levem uma vida independente, vivendo entre Canadá e Reino Unido. A declaração foi feita após reunião realizada para esclarecer o futuro papel na monarquia do filho caçula da princesa Diana.

Em comunicado, ela afirmou que sua família teve discussões construtivas sobre o futuro do casal e que algumas questões que classificou como "complexas" ainda precisam ser resolvidas. "Apesar de preferir que eles permanecessem membros em período integral na família real, respeitamos e entendemos o desejo de viverem uma vida mais independente", escreveu a rainha. Segundo a imprensa britânica, a rainha, de 93 anos, não foi consultada antes de o casal tomar a decisão e ficou decepcionada.

Até agora, Harry e Meghan abriram mão de seu subsídio mensal - o equivalente a 5% de seus gastos - embora expressem o desejo de manter seus títulos como duques de Sussex, proteção policial e uso do Frogmore Cottage, uma casa nos terrenos do Castelo de Windsor, a oeste de Londres, cuja reforma custou ao Tesouro 2,4 milhões de libras (cerca de R$ 13 milhões). Os 95% restantes dos gastos do casal são pagos pelo príncipe Charles.