Pessoas circulam por rua comercial no centro de Bremen, norte da Alemanha, 11 de junho. Com números da Covid-19 em queda, o país começa a diminuir as restrições da pandemia
Pessoas circulam por rua comercial no centro de Bremen, norte da Alemanha, 11 de junho. Com números da Covid-19 em queda, o país começa a diminuir as restrições da pandemia| Foto: EFE/EPA/FOCKE STRANGMANN

Diante da tendência de queda nas taxas de infecção por Covid-19, governos estaduais na Alemanha começam a diminuir as restrições da pandemia. Nesta terça-feira (15), várias regiões anunciaram a flexibilização das regras de uso de máscaras.

O estado de Baden-Württemberg, sudoeste do país, confirmou nesta terça-feira (15) que irá relaxar a obrigatoriedade de uso de máscaras em escolas, a partir do final da semana que vem, segundo a imprensa local. A dispensa será aplicada apenas nos distritos onde a incidência de infecção média de sete dias esteja abaixo de 35 casos novos por 100 mil habitantes e não tenha ocorrido surtos na escola nas duas semanas anteriores. Nos outros casos, as máscaras continuarão obrigatórias.

O Senado de Berlim decidiu, também nesta terça, que as máscaras não precisarão mais ser usadas em ruas de comércio, em praças e nas áreas externas de zoológicos. Porém, as pessoas na capital alemã continuam a ter que usar máscaras em lugares abertos onde o distanciamento social não é possível. As máscaras do tipo PFF2 continuam a ser item obrigatório no transporte público.

Alguns políticos estão pedindo ao governo que elimine totalmente as regras de uso de máscaras. No entanto, o especialista em políticas de saúde Karl Lauterbach, parceiro no governo de coalizão de Angela Merkel, disse que era importante que as pessoas continuassem usando máscaras em locais fechados até que mais de 70% da população tivesse sido vacinada.

Até a manhã desta terça-feira, 48,7% da população alemã haviam recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e 26,8% estão completamente imunizados. A agência de controle de doenças do país relatou 652 novas infecções hoje - cerca de 50% abaixo do mesmo período na semana passada - e 95 novas mortes. Nesta terça-feira, a incidência de sete dias média de todo o país é de 15 novas infecções por 100 mil habitantes, informaram as autoridades de saúde alemãs.