O secretário dos Transportes, Grant Shapps (à direita), disse que ao impedir que navios de bandeira russa ou de propriedade russa atraquem, o Reino Unido isola ainda mais a Rússia e esmaga suas capacidades econômicas, enfraquecendo a máquina de guerra de Putin.
O secretário dos Transportes, Grant Shapps (à direita), disse que ao impedir que navios de bandeira russa ou de propriedade russa atraquem, o Reino Unido isola ainda mais a Rússia e esmaga suas capacidades econômicas, enfraquecendo a máquina de guerra de Putin.| Foto: Reprodução/Twitter

O Reino Unido proibiu os navios russos de atracarem nos seus portos como parte de um novo pacote de medidas contra a Rússia, acrescentando sanções contra líderes e empresas bielorussas pela primeira vez nesta terça-feira (01). O veto será aplicado aos navios "que forem propriedade ou operados por qualquer pessoa ligada à Rússia", de acordo com o Ministério das Relações Exteriores britânico em comunicado, que também inclui os "novos poderes" que as forças de segurança terão para reter navios russos.

A pasta também introduziu medidas adicionais visando o banco central russo e o fundo soberano russo, através das quais todos os indivíduos e empresas britânicas serão proibidos de oferecer serviços financeiros a estas entidades. Segundo a secretária das Relações Exteriores, Liz Truss, o veto aos navios russos e as sanções econômicas "degradarão a economia russa e ajudarão a assegurar que (o presidente Vladimir) Putin perca".

O secretário dos Transportes, Grant Shapps, disse que ao impedir que navios de bandeira russa ou de propriedade russa atraquem, "isolamos ainda mais a Rússia e esmagamos as suas capacidades econômicas, enfraquecendo a máquina de guerra de Putin". O Reino Unido frisou que estas sanções são tomadas em "estreita cooperação" com os Estados Unidos e a União Europeia, que também concordaram em impedir o banco central russo de ter acesso às suas reservas em moeda estrangeira.