Antony Blinken participou de audiência virtual da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados
Antony Blinken participou de audiência virtual da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Durante uma audiência virtual de aproximadamente cinco horas da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, apresentou as justificativas para a saída dos Estados Unidos do Afeganistão e foi criticado por opositores republicanos sobre a forma como o país encerrou a mais longa guerra da sua história.

Blinken atribuiu a culpa ao antecessor de Joe Biden, Donald Trump, ao citar que a gestão do presidente democrata herdou “um prazo, mas não herdou um plano” para sair do país asiático.

“Não há evidências de que permanecer mais tempo teria tornado as forças de segurança afegãs ou o governo afegão (depostos rapidamente pelo Talibã) mais resilientes ou autossustentáveis”, argumentou. “Se 20 anos e centenas de bilhões de dólares em apoio, equipamentos e treinamento não foram suficientes, por que mais um ano, mais cinco ou dez fariam diferença?”

Deputados republicanos pediram a renúncia de Blinken durante a audiência. “O povo americano não gosta de perder, especialmente para terroristas. Foi exatamente isso que aconteceu”, disse o deputado Michael McCaul. Nesta terça-feira (14), Blinken participará de outra audiência, na Comissão de Relações Exteriores do Senado americano.