Evo Morales
Presidente e candidato à presidência da Bolívia, Evo Morales| Foto: Pedro UGARTE/AFP

Após pressão de organismos internacionais e de manifestantes bolivianos sobre o Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia, que havia interrompido na noite de domingo a apuração preliminar dos votos da eleição presidencial de domingo, o relatório preliminar atualizado na noite desta segunda-feira, com 95,27% dos dados verificados, mostra uma maior vantagem do presidente Evo Morales, com 46,87%, em relação a Carlos Mesa, com 36,72%.

Mesa, candidato pelo partido Comunidade Cidadã, não reconheceu os resultados, e pediu para a população defender o voto e a democracia nas ruas, segundo a imprensa local. Falando a jornalistas na noite de segunda-feira, classificou o resultado de "fraude escandalosa".

Evo Morales, que aparece com 10,15% de vantagem, precisaria de um mínimo de 50% dos votos mais um, ou um mínimo de 40% dos votos com vantagem de 10 pontos em relação ao segundo colocado para evitar um segundo turno.

O resultado surpreendeu a população porque a apuração preliminar apontava para um segundo turno entre Evo Morales e Carlos Mesa até o momento em que foi suspensa no domingo e nos primeiros momentos após ser retomada nesta segunda-feira.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), que acompanha o pleito com uma missão de observação eleitoral, expressou em comunicado sua "preocupação e surpresa pela mudança drástica" do resultado. Mais cedo na segunda-feira, a OEA havia criticado a suspensão da divulgação da apuração pelo TSE e pediu transparência ao processo.

Após o anúncio do resultado, bolivianos promovem protestos em várias cidades bolivianas e há relatos de enfrentamentos entre polícia e manifestantes.

Waldo Albarracín, reitor da Universidade Maior de San Andrés, foi ferido em meio aos protestos na capital La Paz, segundo o jornal boliviano El Deber.

A contagem provisória, chamada de Sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP) é um sistema de transmissão de resultados oficias baseados na fotografia de cada ata eleitoral que é depois transcrita em uma base de dados, o que permite conhecer o resultado das eleições mais rapidamente. O TSE boliviano realiza simultaneamente a contagem oficial definitiva, que é mais demorada e será finalizada em alguns dias.

Apuração em andamento.