Soldado ucraniano monta guarda em barricada em Odessa
Soldado ucraniano monta guarda em barricada em Odessa| Foto: EFE/EPA/SEDAT SUNA

Mísseis russos destruíram uma refinaria de petróleo e instalações de armazenamento de combustível, perto de Odessa, principal base da marinha da Ucrânia. A informação é do Ministério da Defesa da Rússia, que afirmou neste domingo (3) que o local seria usado para abastecer tropas ucranianas na região. O conselho da cidade de Odessa confirmou que "instalações de infraestrutura crítica" foram atingidas por mísseis, sem relato de vítimas.

Neste domingo, os esforços para a evacuação da população de Mariupol devem continuar, com a ajuda da Cruz Vermelha. "Sete ônibus tentarão se aproximar de Mariupol, acompanhados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, por meio de vídeo.

Ao contrário do que o negociador ucraniano David Arakhamia relatou no sábado (2), a Rússia disse no domingo que não há um esboço de acordo entre os dois países para que ocorra uma reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. "Repito várias vezes: a posição da Rússia sobre a Crimeia e Donbass permanece inalterada", afirmou o negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky. A mensagem divulgada no Telegram foi reproduzida pela agência Reuters. Segundo ele, novas conversas por videoconferência ocorrem na segunda-feira (4).